Minha história

Jornalista e escritora fluminense, Neuza de Souza, dedica-se desde a adolescência  a arte de escrever contos, poesias, literatura infantil e romance (ficção/nãoficção). Seu trabalho fundamenta-se em textos baseados em experiencias e sentimentos que envolvem o ser humano.
Na área da não ficção, prioriza a grande reportagem em livro, resgatando histórias de vida, depoimentos humanizados e entrevistas esclarecedoras que, além de informar o leitor, faz uma releitura dos fatos que acontecem no cotidiano da vida, acenando com novas possibilidades de entendimento da realidade.
É natural de Resende/RJ, onde nasceu em 27 /04/1952. Formou-se professora em 1974 e lecionou nas escolas da Rede Municipal de Ensino por três anos. Foi encarregada de Cultura da Prefeitura Municipal de Resende onde dinamizou diversos eventos culturais. Casou-se  em 1978 com o Oficial de Engenharia Joaquim Estevam Ribeiro de Souza e mudou-se para o Paraná, onde cursou por três anos a faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória/PR. Morou em diversas regiões do Brasil, o que lhe possibilitou expandir o conhecimento sobre a cultura e os costumes dos locais por onde passou. Em Lages/SC foi secretária da Associação Lageana de Escritores  (ALE) por dois anos e depois presidente da entidade por duas gestões consecutivas. Desenvolveu diversos projetos culturais, entre eles, o de incentivo ao hábito da leitura em escolas e universidades, com palestras, oficinas literárias, cursos e trabalho com jornal.
Tem mais de trinta livros publicados (individual e coletânea), sendo detentora de diversas premiações na área de literatura. Na literatura infantil, seu trabalho mais conhecido é o livro Dentinho Travesso , lançado na 15ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e indicado para concorrer a quatro categorias de premiação (Acervio Bolonha; Acervo Básico; Altamente Recomendável e para o Prêmio FNLIJ) na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil da Biblioteca Nacional.
Reside desde 2003 em Ponta Grossa/PR onde formou-se em Comunicação Social com  habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR em 2006.
É mãe de três filhas, a  advogada Daniela, a jornalista Nara Lia e a assistente social Tatiana, que considera os mais lindos poemas de sua vida. Seu pequeno neto João Vitor faz o amor tomar dimensões imensuráveis e enche de alegria a vida da família.